QUÍMICA VERDE

Construindo a
Estrela Verde

01.

Como fazer aroma de banana?

Na maior parte das vezes, o aroma encontrado em alimentos industrializados é devido a substâncias sintéticas. O acetato de isoamila, por exemplo, é o aroma artificial de banana. Atualmente, a esterificação de Fischer é um dos principais métodos utilizados na produção de aromas. O problema é que nas reações de esterificação de Fischer é necessário o uso de um catalisador inorgânico tóxico para a saúde e meio ambiente. Vamos investigar, através da síntese do aroma de banana, o uso desse catalisador na reação de esterificação de Fischer?
02.

Como fazer biodiesel?

A produção do biodiesel envolve o processo de transporte e uso desse biocombustível. Durante a queima do biodiesel, os veículos liberam CO2 para a atmosfera. O dióxido de carbono emitido para a atmosfera, durante a queima do biodiesel, pode voltar e se fixar nas plantas pelo processo de fotossíntese. Assim, podemos afirmar que o biodiesel apresenta várias vantagens para uso como combustível. Contudo, a sua síntese pode estar associada à produção de grandes quantidades de resíduos?
03.

Como fazer sabão?

Quando o óleo de fritura é descartado incorretamente em pias ou diretamente na natureza pode causar entupimento das tubulações de esgoto, poluição do solo e da água. Um litro de óleo de cozinha que vai para o corpo hídrico pode contaminar cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos (Rabelo; Ferreira, 2008). A reutilização do óleo de cozinha usado para fabricação de sabão é uma maneira de contribuir para amenizar os problemas ambientais provocados pelo seu descarte indevido.

04.

Como fazer Nylon (ácido adípico)?

O ácido adípico é um produto químico importante, pois é matéria-prima utilizada para a fabricação do nylon-6,6. A produção de ácido adípico é de 2,2 milhões de toneladas por ano e é responsavél pela emissão industrial de óxido nitroso (Sato; Aoki; Noyori, 1998). Óxido nitroso é um gás nocivo associado a destruição da camada de ozônio e formação de chuva ácida. É possível produzir ácido adípico, tendo em conta à sua importância como reagente para a indústria têxtil, sem a emissão de óxido nitroso para a atmosfera?
05.

Como fazer Aspirina (ácido acetilsalicílico - mudança de excesso)?

Para se produzir aspirina, deve-se conhecer as quantidades de cada reagente. Nesse processo, duas condições são importantes: (1) é necessário que haja um reagente em excesso (substância proporcionalmente em maior quantidade que as demais). O reagente em excesso será o anidrido acético. No caso da síntese da aspirina, o excesso de anidrido acético também é o solvente da reação; (2) presença de um catalisador. O reagente em excesso favorece a formação da aspirina, pois possibilita o consumo total do reagente limitante (ácido salicílico). Porém, o excesso de um reagente também pode se tornar um resíduo perigoso. Assim, é necessário conhecer a quantidade máxima do reagente em excesso, para evitar o aumento da produção de resíduos.

06.

Como fazer Aspirina (ácido acetilsalicílico - mudança de catalisador)?

Você sabia que a partir das plantas é possível obter compostos medicinais essenciais para o tratamento de diversas doenças? Desde a antiguidade, a humanidade utiliza as plantas no tratamento de doenças. Muitas substâncias encontradas na natureza são utilizadas como princípio ativo de medicamentos. E muitas substâncias ainda precisam ser descobertas! Por exemplo, a síntese do ácido acetilsalicílico, comercialmente conhecido como aspirina, foi desenvolvida a partir da salicina, uma substância extraída da casca de uma árvore chamada salgueiro. E, atualmente, a aspirina é um dos fármacos sintéticos mais vendidos no mundo. Então. Vamos conhecer a síntese do princípio ativo da aspirina?
07.

Como extrair óleo essencial da laranja? (hidrodestilação - mudança de agente secante)

O Brasil é o maior produtor mundial e exportador de suco de laranja. Também é o maior produtor de óleo essencial de laranja. Na fabricação de suco, as cascas de laranja que seriam descartadas em aterros sanitários, podem ser utilizadas para extração de óleo essencial. O óleo essencial de laranja é matéria-prima para a obtenção de limoneno. O limoneno, por sua vez, tem diversas aplicações. É usado na fabricação de produtos de limpeza domésticos, como solvente na indústria farmacêutica, dentre outros. Então, que tal conhecer como ocorre a extração do óleo essencial de laranja?
08.

Como extrair óleo essencial da laranja? (maceração - mudança de solvente)

A extração do óleo essencial da casca de laranja pode ser realizada por maceração. As cascas são cortadas e colocadas em um recipiente fechado. Então, um solvente é adicionado. A escolha do solvente deve levar em consideração a toxicidade, a inflamabilidade e o impacto ao meio ambiente. Os solventes tradicionalmente usados, como hexano, tolueno, entre outros, apresentam perigos tanto os seres humanos como para os ecossistemas. Os solventes verdes, surgiram como uma alternativa aos solventes orgânicos tradicionais, tendo em vista que são mais seguros para as pessoas e para o ambiente. O que você acha de conhecer mais sobre o assunto com a extração do óleo essencial de laranja? Vamos lá?