QUÍMICA VERDE

Segurança Química no Ensino Fundamental

As professoras Patricia e Franciane desenvolveram e aplicaram uma proposta didática estruturada pelos Três Momentos Pedagógicos, segundo Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), sobre segurança química no ensino fundamental. Patricia é licenciada em Química e bolsista de Pós-doutorado Júnior pelo CNPq e Franciani é Professora Auxiliar de Ensino de Atividades de Ciências na rede municipal de educação de Florianópolis e Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Essas atividades fazem parte de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, intitulado “Quimidex Ambiental – Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. As atividades foram desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental, 7° e 8°ano, no projeto “Clube de Ciências”, da escola EBM João Alfredo Rohr do município de Florianópolis.

As professoras ressaltam que o desenvolvimento da proposta didática buscou proporcionar informações, conscientização e a educação científica sobre perigos e cuidados pessoais e ambientais com substâncias químicas. Para isso, na primeira etapa de abordagem, ou seja, na etapa de problematização inicial, buscou-se conhecer os riscos e perigos de produtos químicos domésticos. Nessa atividade, as professoras contam que os estudantes compartilharam histórias com o uso de produtos de limpeza. Dentre as atividades, os estudantes realizaram a atividade “Mão nos rótulos”. Os estudantes, em grupos, analisaram os rótulos de um conjunto de produtos químicos. Segundo as professoras, os pontos de destaque durante a realização dessa atividade foi o debate dos símbolos de perigo da soda cáustica e suas aplicações.

Além disso, as professoras desenvolveram um jogo referente aos pictogramas de perigo. Os estudantes formavam pares de relações entre as imagens dos pictogramas de perigo e as explicações das cartas.

Os estudantes exploraram o significado dos pictogramas de perigos pelo compartilhamento de histórias com o uso de produtos de limpeza, observação dos rótulos de produtos químicos e pelo jogo dos pictogramas de perigo. Para as professoras, essas atividades buscavam motivar os estudantes a descobrir o significado dos pictogramas de perigo.

Na organização do conhecimento, segundo momento pedagógico, as professoras realizaram diversos experimentos com os objetivos de refletir e discutir sobre os riscos de misturar produtos químicos de limpeza utilizados em nossa casa, abordar a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), os cuidados no manuseio de produtos químicos, identificar os pictogramas de perigos nos rótulos dos produtos químicos de laboratório, buscando compreender a importância da segurança química.

Para aprofundar a investigação sobre a toxicidade dos produtos de limpeza, as professoras desenvolveram a temática do sabão, explorando os processos de fabricação deste produto. Na abordagem da toxicidade dos processos de fabricação do sabão, Patricia e Franciane abordaram aspectos referentes ao contexto histórico do seu desenvolvimento, trazendo a importância da produção industrial de carbonato de sódio por meio dos processos Leblanc e processo Solvay.

Posteriormente, as matérias-primas necessárias para a fabricação de sabão, explorando a reação química de saponificação foram abordadas. Segundo as professoras, é de conhecimento público que o óleo de cozinha pode ser usado como matéria prima no processo de produção do sabão. Assim,  os problemas ambientais provocados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha residual e as possibilidades de reutilização, sinalizando a possibilidade de fazer sabão, foram estudados. As professoras relatam que na atividade, foi perguntado aos estudantes o que mais chamou atenção deles no rótulo de hidróxido de sódio, destacando os cuidados necessários ao manipular este produto.

Para a última parte, referente ao 3º momento pedagógico “aplicação do conhecimento” as professoras realizaram a produção de sabão a partir do óleo de cozinha residual. Na produção do sabão, todos usaram os itens de segurança individual, tais como luvas, óculos de proteção e máscaras.

As professoras desenvolveram uma cartilha intitulada: “Segurança química: compêndio para a educação básica”. A cartilha está disponível para download.