nossa pesquisa

Publicações

Aqui você poderá baixar e ler artigos que tratam de vários temas (Química Verde, Sustentabilidade, Princípio da Precaução). Confira nossas publicações.
01.

Ambiente Temático Virtual de Química Verde para simulações de sínteses no Ensino de Química na perspectiva do desenvolvimento sustentável

Ano de publicação: 2022
Autores
Patricia L. Rüntzel
Carlos Alberto Marques

02.

Síntese do Ácido Acetilsalicílico: Uma proposta para Laboratórios de Graduação empregando a Química Verde

Ano de publicação: 2022
Autores
Larissa de A. Domingues
Cássia G. Magalhães
Marilei C. M. Sandri

03.

Avaliações para Química verde: propostas, experiências de ensino e reflexões para a formação de professores

Ano de publicação: 2023
Organizadores
Marilei Casturina Mendes Sandri
Carlos Alberto Marques
Leonardo Victor Marcelino
Cássia Gonçalves Magalhães

Lista de Publicações

RÜNTZEL, P. L.; MAQUES, C. A. Ambiente Temático Virtual de Química Verde: elementos potencializadores da exploração e interação. In: Congresso Nacional das Licenciaturas, 9, Lajeado – RS. Anais […] Lajeado – RS, Univates, 2023.p. 1-12.
MARCELINO, L. V. ; DIAS, E. D. S. ; RUNTZEL, P. L. ; MILLI, J. C. ; SANTOS, J. S. ; SOUZA, L. C. A. B. ; MARQUES, C. A. . Didactic Features Specific to Green Chemistry Teaching in the Journal of Chemical Education. Journal of Chemical Education, p. 1-18, 2023.
MARCELINO, L. V. ; MARQUES, C. A. A Pesquisa em Ensino de Química Verde: temas e tipologias de estudos. Amazônia (UFPA), v. 19, p. 232-254, 2023.
MARQUES, C. A.; SANDRI, M. C. M.; MARCELINO, L. V. ; DIAS, E. D. S. ; MACHADO, A. A. S. C. Green chemistry teaching: a panorama from Brazilian authors. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 8, p. 1-22, 2023.
MARQUES, C. A.; MACHADO, A. A. S. C. An integrated vision of the Green Chemistry evolution along 25 years. Foundations of Chemistry, v. 23, p. 299-328, 2021.
MARQUES, C. A.; MARCELINO, L. V.; DIAS, É.; RÜNTZEL, P.; SOUZA, L.; MACHADO, A. Green Chemistry Teaching for Sustainability in Papers Published by the Journal of Chemical Education. Química Nova, v. 43 n. 10, p. 1510-1521, 2020.
MARCELINO, L. V. ; PINTO, A. L. ; MARQUES, C. A. . Scientific specialties in Green Chemistry. Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication, v. 1, p. 1-26, 2020.
MARCELINO, L. V.; MARQUES, C. A.; PINTO, A. L. Intellectual authorities and hubs of Green Chemistry. TransInformação, v. 32, n. e200031, 2020.
MARCELINO, L. V.; SOUZA, L. C. A. B.; MARQUES, C. A. DAS CERTEZAS ÀS INCERTEZAS: CONTRIBUIÇÕES DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 6, p. 215-229, 2020.
BOLZAN, J. A.; ANGNES, S. I. A.; SANDRI, M.C.M . Extração do Paracetamol Comprimidos: uma técnica verde para o ensino de Química Farmaceutica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, p. 216-239, 2020.
MARCELINO, LE.; SJÖSTRÖM, J.; MARQUES, C. A. Socio-Problematization of Green Chemistry: Enriching Systems Thinking and Social Sustainability by Education. Sustainability, v. 11, p. 7123, 2019.
MELLO, F.; ANGNES GOMES, S. I. A.; GIUSTI, EDNEIA D.; MENDES SANDRI, M. C.; ROBAERT, S. Determinação do grau de saponificação de óleo residual: uma experiência no ensino de Química sob as perspectivas CTSA e Química Verde. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. 30, p. 21-30, 2019.
MENDES SANDRI, M. C.; SANTIN FILHO, O. Os modelos de abordagem da Química Verde no ensino de Química. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. 30, p. 34-46, 2019.
MARQUES, C. A.; MACHADO, A. A. S. C. Una visión sobre propuestas de enseñanza de la Química Verde. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 17, p. 19-43, 2018.
ROLOFF, F. B.; MARQUES, C. A. Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre Química Verde e seu ensino. Amazônia (UFPA), v. 14, p. 78-91, 2018.
GONÇALVES, F. P.; MACHADO, A.; GUAITA, R. I.; PINTO, R.; PIRES, T.; YUNES, S. F.; MARQUES, C. A. La dimensión ambiental de la experimentación en la enseñanza de la química: consideraciones sobre el uso de la métrica holística «estrella verde». Educación Química, v. 28, p. 99-106, 2017.
MENDES, M. C.; SANTIN FILHO, O. Análise da verdura química de experimentos propostos para o ensino médio. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 2, p. 97, 2017
BARBOSA, L. C. A.; MACHADO, A. A. S. C.; MARQUES, C. A. O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DE DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 21, p. 137-152, 2016.
RIBEIRO, M. G. T. C. ; Yunes, S. F. ; MACHADO, A. A. S. C. . Assessing the Greenness of Chemical Reactions in the Laboratory Using Updated Holistic Graphic Metrics Based on the Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals. Journal of Chemical Education, 2014.

MACHADO, A. A. S. C. Introdução às Métricas de Química Verde: uma visão sistêmica. 1. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2014.

MARQUES, C. A.; GONÇALVES, F. P.; YUNES, S. F.; MACHADO, A. A. S. C. Sustentabilidade ambiental: um estudo com pesquisadores químicos no Brasil. Química Nova, v. 36, p. 914-920, 2013.
MARQUES, C. A.; MACHADO, A. A. S. C. Environmental Sustainability: implications and limitations to Green Chemistry. Foundations of Chemistry, v. 1, p. 1-25, 2013.

Teses e Dissertações orientadas por Carlos Alberto Marques

PAULINO, Viviane Gonçalves Lapa. A curricularização da extensão presente em ações de educação ambiental em cursos de graduação da UFSC. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
FERREIRA, Marinês Verônica. Reconfigurações curriculares sob a ótica freireana na perspectiva de temas e sua relação com conhecimento científicos na compreensão de professores de ciências da natureza. 2022. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
RÜNTZEL,Patricia Link. Ambiente Temático Virtual para Simulações de Rotas de Síntese em Química Verde: motivações de professores. 2022. 174 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
PAULO, Kelly Bernardo. Concepções de educação ambiental no contexto dos anos iniciais em escolas municipais de Florianópolis. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
MARCELINO, Leonardo Victor. Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino. 2020. 198 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
RUPPENTHAL, Nicolle. Contribuições do Projeto de Educação Comunitária Integrar para a formação de professores de química. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
MOHR, Matheus Fernando. O conceito de falha metabólica em articulação com a perspectiva agroecológica e da sustentabilidade: contribuições ao ensino de ciências. 2019. 106 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
MACHADO, Aniara Ribeiro. A constituição da docência no ensino superior: situações-limite inerentes ao mestrado nacional profissional em ensino de física. 2018. 186 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
RÜNTZEL, Patricia Link. Espaços não formais e o ensino de química: motivações aos professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
ROLOFF, Franciani Becker. A circulação de conhecimentos em química verde em teses e dissertações: implicações ao seu ensino e à formação de professores de química. 2016. 346 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
DIAS, Erica Dayane Souza. A cortina de fumaça no discurso verde da química: um olhar sobre produções científicas na 37ª RASBQ. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
SOUZA, Leila Cristina Aoyama Barbosa. A problematização do princípio da precaução na formação do técnico agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocientífica. 2016. 351 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
FERNANDES, Carolina dos Santos. O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de química na interação entre Universidade e escola: as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2016. 310 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
SILVA, Gustavo Gaciba da. Significações do PIBID à formação para a docência na percepção de licenciandos em Ciências da Natureza/Química do IF-SC/SJ. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
SANGIOGO, Fábio André. A elaboração conceitual sobre representações de partículas submicroscópicas em aulas de química da educação básica: aspectos pedagógicos e epistemológicos. 2014. 329 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
MARCELINO, Leonardo Victor. Compreensões de professores sobre abordagens da biotecnologia no ensimo de química. 2014. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
COELHO, Juliana Cardoso. Processos formativos na direção da educação transformadora: temas-dobradiça como contribuição para abordagem temática. 2013. 473 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
SOUZA, Bárbara Vieira de. A sustentabilidade ambiental no ensino de química na compreensão de professores do ensino médio. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
LAMBACH, Marcelo. Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana. 2013. 401 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
COSTA, Raphael Rodrigues. O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
MACHADO, Aniara Ribeiro. Problema e problematização no contexto da situação de estudo: pressupostos e implicações. 2013. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
ROLOFF, Franciani Becker. Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores. 2012. 249 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel. Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
LINDEMANN, Renata Hernandez. Ensino de química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições a partir da perspectiva freireana de educação. 2012. 339 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
FERNANDES, Carolina dos Santos. O Exame Nacional do Ensino Médio e a educação química: em busca da contextualização. 2012. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
GONÇALVES, Fábio Peres. A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química. 2012. 245 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
AMORIM, Fabrícia. Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz – Florianópolis, SC. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
LEAL, Adriana Lopes. Relações entre saneamento-química-meio ambiente na educação profissional e tecnológica numa perspectiva crítico-transformadora. 2012. 270 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
DREWS, Franciele. Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica. 2011. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
LAMBACH, Marcelo. Atuação de professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento – um olhar a partir de Fleck. 2007. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
AIRES, Joanez Aparecida. História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942). 2006. 265 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
COELHO, Juliana Cardoso. A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma, SC. 2005. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
GONÇALVES, Fábio Peres. O texto de experimentação na educação em química: discursos pedagógicos e epistemológicos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
EBOOK

A Métrica Holística Estrela Verde: Análise de Atividades Experimentais no Ensino de Química

Este livro tem por objetivo oferecer exemplares de atividades experimentais analisadas sob a ótica e alguns princípios da Química Verde (QV), contribuindo, assim, para a difusão do Ensino da QV. Essas atividades experimentais foram originalmente desenvolvidas em laboratórios de ensino de disciplinas iniciais dos Cursos de Graduação em Química, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Desenvolvimento do Site

Pesquisadora: Patricia Link Rüntzel

Designer: Taina Apoena Bueno de Oliveira

Agradecimentos:
Ao Projeto CNPq Pró-Humanidades 420046/2022-4 – Quimidex Ambiental – Ciência para o Desenvolvimento Sustentável