QUÍMICA VERDE
Jogos Didáticos
Jogo de cartas com o tema dos pictogramas de perigo
01.
Informações adicionais
Tipo de jogo: Cartas
Tema: Pictogramas de perigo
Objetivos de aprendizagem: Identificar os pictogramas de perigo usados em produtos de laboratório e produtos do nosso cotidiano, como os produtos de limpeza.
Regras do jogo: Associar diversos pictogramas de perigo de acordo com suas explicações.
Nível de ensino: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Desenvolvido por: Franciani Becker Roloff e Patricia Link Rüntzel
Jogo de cartas Green City
O Ensino de Química pode proporcionar abordagens, inserindo a Química Verde como uma das temáticas, contudo, como a área não é contemplada no currículo comum do Ensino Médio, a abordagem pode ser realizada de maneira introdutória a partir da sustentabilidade, tópico corriqueiro em várias disciplinas presentes na grade curricular.
O jogo GREEN CITY tem como objetivo auxiliar na introdução da área de Química Verde no âmbito educacional, utilizando a sustentabilidade como temática principal. Ele aborda os princípios de Química Verde e questões ambientais a partir da construção de uma cidade sustentável fictícia elaborada para acolher pessoas que foram colocadas em situações de vulnerabilidade por conta de desastres ambientais. Abordando problemáticas como negligência do poder público e privado com o meio ambiente e a população, racismo ambiental e a democratização da ciência, o jogo possui um conto de apoio que trabalha essas questões, construindo um cenário com viés distópico e reflexivo para os jogadores.
01.
Informações adicionais
Tipo de jogo: Tabuleiro (tipo Jogo da Vida)
Tema: Química Verde e Sustentável
Objetivos de aprendizagem: Usar conceitos de química, Química Verde e de sustentabilidade para responder questões e resolver problemas ao longo do tabuleiro.
Regras do jogo: Em material disponível no link.
Nível de ensino: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Desenvolvido por: Maria Victória Barros Costa e prof. Queli Aparecida Rodrigues de Almeida (IFRJ campus Duque de Caxias)
Desenvolvimento do Site
Pesquisadora: Patricia Link Rüntzel
Designer: Taina Apoena Bueno de Oliveira
Agradecimentos:
Ao Projeto CNPq Pró-Humanidades 420046/2022-4 – Quimidex Ambiental – Ciência para o Desenvolvimento Sustentável