QUÍMICA VERDE

Jogos Didáticos

Jogo de cartas com o tema dos pictogramas de perigo

O Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) organiza em nove pictogramas os perigos associados as substâncias. Esses pictogramas alertam e conscientizam as pessoas sobre os perigos químicos aos quais podemos estar expostos. Cada pictograma consiste num símbolo com fundo branco e uma borda vermelha.
Nesse jogo, o objetivo é associar diversos pictogramas de perigo de acordo com suas explicações. O jogo é constituído de 9 cartas com imagens dos pictogramas e 9 cartas com a sua explicação. Os estudantes devem formar pares de relações entre as imagens dos pictogramas de perigo e as explicações das cartas. Os estudantes exploram o significado dos pictogramas de perigo pelo jogo.
01.

Informações adicionais

Tipo de jogo: Cartas

Tema: Pictogramas de perigo

Objetivos de aprendizagem: Identificar os pictogramas de perigo usados em produtos de laboratório e produtos do nosso cotidiano, como os produtos de limpeza.

Regras do jogo:  Associar diversos pictogramas de perigo de acordo com suas explicações.

Nível de ensino: Ensino Fundamental e Ensino Médio

Desenvolvido por: Franciani Becker Roloff e Patricia Link Rüntzel

Conjunto de cartas dos pictogramas utilizadas no jogo. Você pode observar as cartas com o símbolo do pictograma e a carta com a sua explicação. A atividade do jogo foi desenvolvida com estudantes do ensino fundamental, 7º e 8 º ano, no âmbito do projeto “Quimidex Ambiental- Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.

Jogo de cartas Green City

O Ensino de Química pode proporcionar abordagens, inserindo a Química Verde como uma das temáticas, contudo, como a área não é contemplada no currículo comum do Ensino Médio, a abordagem pode ser realizada de maneira introdutória a partir da sustentabilidade, tópico corriqueiro em várias disciplinas presentes na grade curricular.

O jogo GREEN CITY tem como objetivo auxiliar na introdução da área de Química Verde no âmbito educacional, utilizando a sustentabilidade como temática principal. Ele aborda os princípios de Química Verde e questões ambientais a partir da construção de uma cidade sustentável fictícia elaborada para acolher pessoas que foram colocadas em situações de vulnerabilidade por conta de desastres ambientais. Abordando problemáticas como negligência do poder público e privado com o meio ambiente e a população, racismo ambiental e a democratização da ciência, o jogo possui um conto de apoio que trabalha essas questões, construindo um cenário com viés distópico e reflexivo para os jogadores.

01.

Informações adicionais

Tipo de jogo: Tabuleiro (tipo Jogo da Vida)

Tema: Química Verde e Sustentável

Objetivos de aprendizagem: Usar conceitos de química, Química Verde e de sustentabilidade para responder questões e resolver problemas ao longo do tabuleiro.

Regras do jogo:  Em material disponível no link.

Nível de ensino: Ensino Fundamental e Ensino Médio

Desenvolvido por: Maria Victória Barros Costa e prof. Queli Aparecida Rodrigues de Almeida (IFRJ campus Duque de Caxias)

Desenvolvimento do Site

Pesquisadora: Patricia Link Rüntzel

Designer: Taina Apoena Bueno de Oliveira

Agradecimentos:

Ao Projeto CNPq Pró-Humanidades 420046/2022-4 – Quimidex Ambiental – Ciência para o Desenvolvimento Sustentável