ESTRELA VERDE NO PROCESSO DE

Extração do óleo essencial da casca de laranja

Construindo a Estrela Verde

1º Passo

Ao clicar no ícone acima “Clique aqui para construir a Estrela Verde”, escolha a opção “Experiência de Separação”.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Procedimento experimental para extração de óleo essencial de laranja pela técnica de hidrodestilação1: Cortar e pesar 100 g de casca de laranja. Transferir para um liquidificador, adicionar 200 mL de água e triturar de forma a obter uma suspensão espessa. Transferir a suspensão para um balão de destilação de duas bocas (500 mL), previamente pesado, e destilar a mistura. Adicionar, através de um funil de separação, mais 100 mL de água ao longo da destilação. Interromper a destilação quando não se observar mais óleo a ser destilado (aproximadamente 3 horas e 30 minutos). Colocar o destilado num funil de separação e separar o óleo da água. Secar o óleo de laranja com sulfato de cálcio anidro (sulfato de cálcio anidro é o agente secante, que remove o resíduo de água ainda presente no óleo). Transferir o óleo, com a ajuda de uma pipeta de Pasteur, para um frasco limpo e seco, previamente pesado, e determinar a massa de óleo extraída.

2º Passo

Preencha os dados da tabela abaixo conforme os campos que aparecem no simulador. Também escolha os códigos de perigo para cada substância da tabela. Você pode encontrar essa informação na ficha de segurança de produtos químicos.

Para escolher os códigos de perigo no simulador, é preciso abrir o pdf da ficha de segurança. Na ficha de segurança, os códigos de perigo estão destacados na seção 2.2. As fichas de segurança fornecem informações sobre os perigos das substâncias químicas. Faça o download abaixo:

4º Passo

No simulador escolha um critério para cada princípio da Química Verde. Você também pode clicar em “justificar” para abrir uma tela e escrever o motivo da escolha para o princípio.

Os princípios  P1P5 e P12 são preenchidos automaticamente.

Avaliar o restante dos princípios (P6P7P10 ) de acordo com o roteiro experimental. Informações sobre degradabilidade e renovabilidade podem ser obtidas nas fichas de seguranças dos produtos químicos.

5º Passo

Após construir a Estrela Verde para o sulfato de cálcio como agente secante, compare com a Estrela Verde para o cloreto de cálcio.

Para debater!

Após construir e comparar a sua Estrela Verde reflita sobre a pergunta a seguir:

Quais os possíveis impactos ambientais causados pelo descarte de cascas de laranja em aterros sanitários?

Referências

1 BRANDÃO, J. B. Ensino de Química Verde no ensino médio e técnico com enfoque na experimentação e abordagem CTS. 197 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Rio de Janeiro, 2022.

2 LIMA, F., B.; PLACEDES, J.; CARDOSO, C. R. Avaliação do rendimento dehidrodestilação para aprodução deóleo essencial das cascas de Citrus sinensis(L.) Osbeck. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação, v. 4; n. 3; p. 257-266, out./dez. 2019.

Desenvolvimento da página

Pesquisadora: Patricia Link Rüntzel

Design: Tainá Apoena Bueno de Oliveira

Agradecimentos: Prof.ª Dra. Juliana Barreto Brandão