quimidex ambiental

Sobre nós

Quimidex Ambiental é um espaço virtual criado para ampliar a divulgação das atividades de ensino e de formação do Laboratório Quimidex (CFM/UFSC), envolvendo a temática ambiental, especialmente relacionadas à Química, ao ensino de Química e a Educação Científica e Tecnológica, dentro dos esforços científicos para a promoção do desenvolvimento socioambiental sustentável.
Este espaço reúne resultados de pesquisas, a produção de material didático e várias ações voltadas ao ensino e a formação de professores, patrocinadas pelo Grupo de Investigação no Ensino da Química (GIEQ).
A organização desse espaço virtual é fruto de uma rede de colaboração de pesquisadores/as de várias instituições públicas (UFSC, UEPG, UFAM, UFBA), de alunos de Iniciação Científica e de doutorandos/as do PPGECT/UFSC. Contou-se ainda com a colaboração internacional de professores da Faculdade de Ciências do Porto (Portugal), em especial por meio do material do Portal Educa. Registramos nossos agradecimentos ao CNPq, por meio do Projeto CNPq 420046/2022-4 Edital Pró-Humanidades (Chamada nº 40/2022 – Linha 4B – Projetos em Rede – Políticas públicas para a inovação e para o desenvolvimento econômico sustentável). Especial, agradecimento à colaboração da Dra. Patricia L. Rüntzel (PD) e Tainá Bueno (AT).
O Quimidex Ambiental é estruturado e pensado para abrigar: 1) uma calculadora de sínteses químicas, metrificadas com a Estrela Verde, aplicadas ao ensino da química na perspectiva da Química Verde (Ambiente Temático Virtual de Química Verde); 2) ainda um conjunto de vídeos de fundamentação teórica que dão suporte à atividades de ensino e de pesquisa ancoradas na perspectiva da sustentabilidade (ambiental), no paradigma de risco, nos princípios da QV, da precaução e da prevenção, além de aspectos metodológicos como os estudos CTS, QSC e da Segurança Química (saúde humana e meio ambiente); 3) um repositório de textos (artigos, e-books, links) úteis para estudos sobre Química Verde, o ensino da Química Verde, sustentabilidade e outros tantos assuntos relacionados às Ciências e o meio ambiente. Muitos destes textos são produção direta dos membros do Grupo de Pesquisa GIEQ; (4) disponibilizar recursos educacionais de Química Verde para estudantes e professores; (5) divulgar os projetos realizados com os professores da Educação Básica. Trabalhamos diretamente com professores do ensino fundamental e médio desenvolvendo propostas focadas na abordagem de temas como a segurança química, por exemplo; (6) promover a divulgação da Química Verde e da sustentabilidade.

Fica nosso convite a você para visitar esse “Laboratório Virtual” de ensino da química e os demais materiais de ensino voltados à Química Verde e a sustentabilidade.

Prof. Carlos Alberto Marques – coordenador do Projeto e do GIEQ
Prof. Santiago Francisco Yunes – coordenador do Qumidex

Equipe

Carlos Alberto Marques

Coordenador do Projeto “Quimidex Ambiental: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Professor Titular junto ao Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/CED/UFSC, desde 1998).
Licenciado, Bacharel (1988), Mestre em Química pela UFSC (1991) e Doutor em Ciências Químicas (Universitá degli Studi di Venezia, Itália -1995). Pós-doutorado em Ensino da Química Verde (Itália, 2010) e pela Universidade do Porto (Portugal (2018).

Santiago Francisco Yunes

Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
É Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Realizou o doutorado em Química pela UFSC (1997), pós-doutorado pela UFSC (1999) e pós-doutorado pela University of California, Santa Barbara – UCSB (2004).

Marilei Casturina Mendes Sandri

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de Licenciatura em Química, com atuação na área de Ensino de Química.
Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), mestrado em Química Aplicada pela mesma universidade (2008) e doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016).

Anelise Maria Regiani

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina.
Graduação em Química Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1994) e Formação Pedagógica em Química (equivalente à Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (2013), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000).

Pierre André De Souza

Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2013).
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela UFSC (2001/2002); Mestrado em Química Orgânica Produtos Naturais pela Universidade UFRuralRJ (2004); Doutorado em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (2010). Pós-doutorado (Fotoquímica e Fotofísica de Fármacos) pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha, UPV (2011-2012).

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein

Professora Titular na Universidade Federal da Bahia.
Graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1992), Mestrado (1995) e Doutorado em Química pela UFPE (1999). Fez o Pós-doutorado, com Bolsa do CNPq, no Institut de Chimie Minérale et Analytique da Université de Lausanne na Suíça (2000). Fez Pós-doutorado, com bolsa PNPD-Capes, no PPGECT-UFSC (2018).

Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza

Professora da área de Biologia na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis (MT).
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017-2018).

Patricia Link Rüntzel

Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq.
Graduação em Química-Licenciatura pela UFSC (2014), participando como bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), em graduação de Dupla Diplomação, na Universidade de Coimbra (2010-2012). Mestra em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC como bolsista do Edital CAPES/FAPESC 03/2017.

Leonardo Victor Marcelino

Pós-Doutorado, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC.
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020).

Franciani Becker Roloff

Professora Auxiliar de Ensino de Atividades de Ciências na rede municipal de educação de Florianópolis.
Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialista em Gestão e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco. Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Eril Medeiros da Fonseca

Professor de Ciências na rede municipal de ensino de Dom Pedrito/RS.
Possui Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito. Especialização em Ensino de Ciências na Educação do Campo e Mestrado em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (Unipampa). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

Tainá A. Bueno de Oliveira

Doutorado em andamento em Design e Expressao Gráfica (UFSC). Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq – Nível 1A.
Possui graduação em Design pela Faculdade Fortium (2010). Especialização em Design e Gestão da Marca: Branding (2012). Mestre em Design – Métodos para Fatores Humanos/Ergonomia pelo PPGDesign da UDESC como bolsista CAPES DS tempo integral.

Sarah Serafim Kleimmann Eberhart

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq
Graduação em andamento em Química. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Adelio A S C Machado

Colaboração internacional
Universidade do Porto, Faculdade de Ciências, Departamento de Química, Portugal.

Queli Aparecida Rodrigues de Almeida

Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ, campus Duque de Caxias. Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Química e Licenciatura em Química, ambas pela UFRJ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Verde.

Carlos Alberto da Silva Junior

Professor de química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Professor de química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa. Doutor em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e licenciado em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, mas também tem atuado no Ensino de Química Verde e por seus trabalhos nesse tema foi premiado sete vezes no país e exterior (Chile e Itália).

QUIMIDEX- Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

Projeto CNPq – Humanidades, Chamada 40/2022
Linha do Projeto – Linha 4: Políticas públicas para a inovação e para o desenvolvimento econômico sustentável